DOR DE DENTE?
- K.mktdigital
- 2 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2023
SAIBA O QUE PODE SER.

Muitos são os motivos que podem desencadear uma dor de dente, desde uma simples sensibilidade a uma enfermidade bucal mais complexa. Mas todas as vezes que a dor de dente aparecer, devemos ficar atentos, pois pode ter algo errado com nossa saúde bucal.
Se você já sentiu dor de dente, sabe que independente da forma que ela se manifesta, leve, moderada ou forte, ela sempre é um incômodo. Apesar de não ser uma enfermidade em si e poder ser aliviada com o uso de anestésicos locais, a dor de dente pode ser um sinalizador de que um dentista deve ser consultado.
Por isso, caso sinta dores nos dentes, não seja negligente!
Independente do grau da sua dor, tenha a consciência de que algo pode estar errado e busque a ajuda de um profissional.
A dor de dente, geralmente, é o sintoma principal da manifestação de diversas doenças bucais. E para que você possa compreender melhor o assunto, enumeramos os principais problemas que causam o seu surgimento.
SENSIBILIDADE
Quem nunca sentiu sensibilidade nos dentes? A sensibilidade dentária pode ocorrer por diversos motivos, desde um desgaste do esmalte dos dentes a uma erosão dental. E pode ser um problema muito incômodo e constante se não for adotado o tratamento necessário.
Diversos são os tratamentos que o dentista poderá prescrever aos pacientes que sofrem desse mal, pode haver a prescrição de um creme dental específico ou um procedimento mais complexo, dependerá sempre da análise do caso concreto e da identificação da causa da sensibilidade.
Como a sensibilidade dental pode ser ocasionada por diversos motivos, desde a ingestão de alguns alimentos como até uma possível cárie, uma consulta ao dentista de confiança é essencial para tratá-la.
CÁRIE
A cárie é uma doença silenciosa, cujo início se dá com a formação de placas bacterianas que vão, lentamente, deteriorando o dente até atingir camadas mais profundas, o que, inclusive, pode ocasionar a perda do mesmo.
Por isso uma higiene bucal correta, hábitos alimentares saudáveis e visitas periódicas ao dentista são tão importantes para manter a saúde bucal em dia.
Quando a cárie começa a causar sensibilidade e dores leves é sinal de que a deterioração do dente afetado já pode ter chegado à dentina. Agora, se houve negligência, e a dor já estiver intensa, então provavelmente a cárie já atingiu ao nervo do dente e será necessário a adoção de procedimentos mais complexos.
DENTE SISO
Outro motivo que costuma causar muita dor de dente é o nascimento dos dentes sisos, principalmente quando vem acompanhado de outras complicações e acaba sendo necessária sua extração.
Quando o dente siso inicia seu processo de erupção, os tecidos em volta se inflamam, deixando a área inchada e bem dolorida. Caso o dente esteja incluso e não consiga nascer, essa inflamação pode vir acompanhada de dores maxilares, enxaqueca, dores de ouvido e dores de cabeça muito fortes também.
Caso repare algum desses sintomas é essencial que você agende uma consulta com o dentista o mais rápido possível, pois muitas vezes, em se tratando de dente siso, é necessária a intervenção cirúrgica.
ABCESSO DENTÁRIO
O abcesso dentário é uma infecção na polpa do dente, seja por uma cárie não tratada ou por alguma fratura no dente que possibilitou a entrada de bactérias na polpa dentária, infectando-a e se espalhando até a raiz do dente, causando a inflamação.
Diversos são os sintomas causados pelo abcesso dentário. Por isso observe se sua dor de dente é muito intensa e vem acompanhada de febre, linfonodos inchados, sensibilidade extrema à temperatura dos alimentos e dor ao mastigar. Se afirmativo, corra para o dentista, principalmente se o abcesso se romper, pois a infecção pode se espalhar por toda a boca e pelo organismo.

PASSAJÁ® traz alívio instantâneo da dor de dente, com ação anestésica local. Cada mL de Passajá contém: cloridrato de procaína 1mg / timol 4mg / mentol 8mg / cânfora 2mg. Registro: 103420050. PASSAJÁ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA USO EM CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM MULHERES GRÁVIDAS OU EM ALEITAMENTO MATERNO SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO OU CIRURGIÃO DENTISTA.






Comentários