top of page

BRUXISMO: VOCÊ SABE O QUE É?

Atualizado: 21 de dez. de 2023



ree

Você conhece alguém que range os dentes enquanto dorme?


Esse ato involuntário de friccionar e ranger os dentes de forma recorrente e excessiva, principalmente ao dormir, acomete 40% da população brasileira e é conhecido como bruxismo.


Apesar de ser classificado como um distúrbio do sono, o bruxismo pode ocorrer a qualquer hora do dia, de forma inconsciente e geralmente causado por fatores genéticos, respiratórios ou psicológicos.


Essa desordem funcional afeta a saúde bucal ocasionando o amolecimento e o desgaste dos dentes, podendo, em casos mais graves, gerar disfunção na articulação temporomandibular e na gengiva.


MAS COMO IDENTIFICAR?


O desgaste e o amolecimento dos dentes, são os principais sintomas do bruxismo, porém existem outros indicativos da existência desta disfunção, dentre eles:

  • dor de cabeça

  • dor e zumbido no ouvido

  • dor mandibular

  • estalos ao movimentar o maxilar

  • Hipersensibilidade dos dentes

  • dor no pescoço,

  • cansaço

  • diminuição do fluxo salivar

  • dor nos músculos da face

Por isso, caso note, em algum momento, a presença de um desses sintomas em você ou em alguém da sua convivência, o ideal é que consulte um médico ou um dentista para o devido diagnóstico e tratamento.



E O QUE CAUSA O BRUXISMO?


Diversas são as causas que podem estar relacionadas a um quadro de bruxismo. Por isso é essencial uma avaliação médica ou odontológica do caso concreto, a fim de detectar o que pode estar ocasionando esta condição.


O bruxismo pode estar relacionado a fatores psicológicos como ansiedade, estresse, nervosismo, depressão, como também à fatores respiratórios como ronco, apnéia do sono, dentre outros.


A genética também aparece como um dos fatores desencadeadores do bruxismo. Diversas pesquisas têm demonstrado que filhos de pais com bruxismo, apresentam a mesma disfunção em até 50% dos casos.


E atenção! Caso você tenha bruxismo ou conheça alguém com essa condição, saiba que o consumo excessivo de cigarro, café e álcool também pode agravar o quadro.



COMO TRATAR?


O tratamento para o bruxismo dependerá do diagnóstico médico e odontológico realizado.


Caso o bruxismo se apresente como uma consequência de condições emocionais, ou seja, estresse, ansiedade e depressão, o tratamento utilizado para o controle desses fatores psicológicos irá juntamente tratar essa disfunção.


Da mesma forma, ocorrerá quando o diagnóstico apresentado detectar fatores respiratórios como a causa. O tratamento desta aliviará os sintomas do bruxismo.


Porém , não existe ainda um tratamento eficaz que cure essa disfunção.


Atualmente, o tratamento mais utilizado é a prescrição de placas interoclusais de silicone ou as placas rígidas de acrílico. Elas ajudam a reduzir o atrito dos dentes, evitando o desgaste, dentre outros benefícios que diminuem os danos que o bruxismo causa à saúde.












ree




PASSAJÁ® traz alívio instantâneo da dor de dente, com ação anestésica local. Cada mL de Passajá contém: cloridrato de procaína 1mg / timol 4mg / mentol 8mg / cânfora 2mg. Registro: 103420050. PASSAJÁ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA USO EM CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM MULHERES GRÁVIDAS OU EM ALEITAMENTO MATERNO SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO OU CIRURGIÃO DENTISTA.



 
 
 

Comentários


Atendimento ao consumidor 

icone.png

(21) 2597-2045

LOGO.png

Farmabraz Beta Atalaia Farmacêutica Ltda.

 Rua Comendador João Carneiro de Almeida, n.º 36,
Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, RJ. CEP 20770-100

Design sem nome (2).png

PASSAJÁ® traz alívio instantâneo da dor de dente, com ação anestésica local. Cada mL de Passajá® contém: cloridrato de procaína 1mg / timol 4mg / mentol 8mg / cânfora 2mg. Registro: 103420050. PASSAJÁ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. Não use este medicamento em crianças menores de dois anos de idade. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

bottom of page